-->

Um dos maiores traficantes de cocaína do Brasil, Lindomar Reges Furtado, de 46 anos, foi preso pela Polícia Federal na tarde deste domingo (2). A prisão aconteceu em um condomínio no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro, após três anos de investigação realizada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) do Rio de Janeiro.

Lindomar Reges Furtado

O traficante foi um dos principais alvos da Operação Turfe, deflagrada em fevereiro de 2022. Na ocasião, Furtado fugiu de um condomínio de luxo em Hernandárias, no Paraguai, com imagens registradas por câmeras de segurança que mostraram sua fuga a apenas 50 segundos da chegada da polícia.

A investigação, que durou 18 meses, envolveu uma força-tarefa entre a Polícia Federal do Rio de Janeiro e do Paraná, além de agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai. A quadrilha liderada por Furtado operava no tráfico internacional de drogas, trazendo cocaína da Bolívia e Colômbia para o Brasil e posteriormente enviando-a para a Europa.

O grupo criminoso utilizava o esquema rip-on rip-off, em que a droga era escondida em contêineres de exportações legítimas. Durante as investigações, foram apreendidas mais de oito toneladas de cocaína no Brasil e na Europa, e cerca de R$ 11 milhões foram confiscados.

A operação recebeu esse nome devido à principal forma de lavagem de dinheiro do grupo: a compra e negociação de cavalos de corrida, além de casas de câmbio usadas para movimentação financeira ilegal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *