O presidente do Partido dos Trabalhadores no Maranhão (PT-MA), Francimar Melo, utilizou suas redes sociais para se posicionar em defesa da legitimidade da eleição de Iracema Vale (PSB) à presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do estado.

Ele destacou a importância de respeitar as regras eleitorais e pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) tome uma decisão que reafirme o compromisso com os parâmetros democráticos.
“A democracia brasileira tem regras que devem ser preservadas e não pode ser diferente nos embates. A eleição da Assembleia Legislativa do Maranhão tem regras. Espero que o STF defina e dê uma posição que considere as regras do jogo na eleição da Casa e também que sirva de referência para outras eleições”, afirmou Francimar Melo.
Ele ainda ressaltou que Iracema tem legitimidade para assumir o próximo mandato. “Afinal, a eleição cumpriu as regras até aquele momento.”
O CASO
Iracema Vale derrotou o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) na eleição da Mesa Diretora após dois empates consecutivos com placar de 21 a 21. O desempate foi decidido pelo critério de maior idade, em votação secreta, com a deputada sendo declarada vencedora.
No entanto, Othelino Neto e o Solidariedade questionaram a validade do critério de desempate e entraram com ação no STF, alegando que a decisão seria inconstitucional. O grupo pede a anulação do resultado e a declaração de vitória de Othelino.
O caso segue sob análise do STF, e a decisão deve impactar não apenas a liderança na Assembleia do Maranhão, mas também futuras eleições legislativas no país.